domingo, 8 de novembro de 2009

Posição - Game Play...

Olá a todos. Devo referir de antemão que li na PokerPT que ia ser lançado um livro de poker tuga, mais um, do Sérgio Lopes, editor da Poker Magazine, por €1,95 mais o jornal «Record» e que, para iniciantes, é bem-vindo. Li o livro praticamente de uma assentada, dois dias, e confesso que pouco mais aprendi. Jogo há cerca de um ano, mas aproveitei o mesmo para me ajudar a esclarecer um conceito, abordado levemente pelo Sérgio, que é o de Posição. A Posição é uma das coisas mais importantes no poker, eventualmente mais ainda do que as próprias cartas, pois permite-nos, de forma sucinta, falar com mais informação do que os que falaram em posições anteriores à nossa, ou fora de posição, pois falam antes dos últimos. Pode parecer estranho mas na realidade não é!
O Sérgio exemplifica por alto com um par de 77 em posições iniciais contra uma mão forte, como AK em posições finais, mas acaba por deixar um pouco no ar a ideia. O que ele disse é correcto e está lá tudo, mas como tenho sentido crítico, quis ver por mim, procurei informar-me sobre as referências que ele lá dá, particularmente o caso da senhora «Annete Obrestad», que ganhou um torneio «Sit'n'go» ESPECTACULAMENTE apenas e só com base no conceito de posição, com um«post-it» a tapar SEMPRE as cartas, e apenas jogando nas posições tardias da mesa, com base no que observava dos outros. Não encontrei um torneio com tantos jogadores, pelo menos que se adaptasse à minha banca, e correndo o risco de não conseguir exemplos adequados, resolvi jogar um de 90 jogadores recorrendo à mesma técnica. Sendo certo que perdi, pois fiquei em 35º, em 90, não considero totalmente perdido o tempo que dei ao experimentar isto. Os vídeos das conclusões seguem a seguir, para quem quiser acreditar e ver, e eventualmente comentar! O exemplo que consegui foi, para mim, muito interessante, pois nem eu sabia o que estava a fazer, ou melhor, COM o que o estava a fazer, pois não via as cartas tapadas com o «post-it», mas que, na realidade, mesmo que duvidem da seriedade da minha atitude, desafio-vos a fazerem o mesmo e até sem «post-its» a tapar para verem a validade do que demonstrei na minha experiência.
Espero que gostem, que deixem comentários, aqui ou no YouTube.

Abraço cá da malta da HoldUs e desculpem a introdução com o palavreado mais «picante»... Foi lamentável ainda não ter posto um «piiiiiiii» nalguns momentos dos vídeos.


Vídeo Um - Conceito de Posição no Poker




Video Dois - Conceito de Posição no Poker




Márcio Guerra

terça-feira, 3 de novembro de 2009

De novo por aqui!

Olá a todos... Sendo que não há fome que não dê em fartura, que não há mal que nunca acabe nem bem que sempre dure, o certo é que no passado sábado fizemos uma sessão de Daily Dolar, cá em casa. A Custódia ficou, cá em casa, em primeira de nós, em 307º na geral, em 9000 e tal jogadores. Eu fiquei mais abaixo, creio que nos 500 a 700, não me lembro bem. O Joel e a Carla, infelizmente, não chegaram ao dinheiro. Para a Custódia foi a primeira vitória efectiva, pois na última que havia ganho uns cêntimos, já no Natal passado, tinha deixado uma bela «stack» em «sit out». São coisas da vida. Entretanto, uns dias antes tinha ficado também em 300 e poucos no «freeroll» para o Daily Dolar, não ganhando bilhete por cerca de 100, cento e poucos jogadores.
Ora, como eu dizia, não há fome que não dê em fartura, e o Joel e Carla, para compensar, tiveram um belo resultado não no Daily Dolar mas no FTOPS de $5+0,5, ficando também em 300 e poucos, mas aqui com um «prize pool» não de $10,000 mas sim de $250,000, o que, nessa posição equivaleu a 75 dólares. Nada mau, mesmo, para umas 5 horas de jogo...
Já hoje, na sessão que se avizinha, pois depende em larga escala das folgas da Custódia para estarmos aqui todos na galhofa, foi ela a primeira a qualificar-se para o Daily Dolar de hoje, não no «freeroll». que o Joel ainda joga, e bem classificado no momento, mas sim num satélite «sit'n'go» de $0,3...
Eu, neste momento, ainda jogo o meu satélite, a Carla o seu, ambos de «sit'n'go», e o Joel o «freeroll»...

Boa sorte para todos nós, e para vocês se jogarem também!


Convosco deixo as imagens, algumas, da noite de sábado passado, dia 30.

O Joel, entretido a pensar no que havia de fazer... Ou não, eheheh!

A Carla às vezes dá-lhe forte e feio... E não é só ao poker, também ao Joel! Violência doméstica, eheheh!

Eu e a minha fofinha, a acompanhar uma das suas mãos, que estavam «HOT» nesse dia! Ela disse que hoje vingava-se e ganhava isto! Se sim eu cá contarei as novidades!

Ela sózinha, a Custódia, a chegar-lhes, concentrada, depois de um enorme dia de trabalho e uma série de horas a jogar! Cansada... Digo eu!

Para terminar a vista geral da sala do «casino», eheheh, a brincar, claro, pois não pode ser assim, como se sabe!


Abraço

Márcio Guerra


P.s.- Entretanto já me qualifiquei, a Carla está na bolha para o bilhete, o Joel continua a dar-lhe para os 200 bilhetes do «freeroll»...

P.p.s.- A Carla qualificou-se agora... Parabéns!

P.p.p.s.- Não se esqueçam de descarregar o tutorial de poker se quiserem aprender a jogar, sem problemas, pelo menos para se poderem juntas às nossas sessões, eheheh! Aí fica o link: