domingo, 8 de novembro de 2009

Posição - Game Play...

Olá a todos. Devo referir de antemão que li na PokerPT que ia ser lançado um livro de poker tuga, mais um, do Sérgio Lopes, editor da Poker Magazine, por €1,95 mais o jornal «Record» e que, para iniciantes, é bem-vindo. Li o livro praticamente de uma assentada, dois dias, e confesso que pouco mais aprendi. Jogo há cerca de um ano, mas aproveitei o mesmo para me ajudar a esclarecer um conceito, abordado levemente pelo Sérgio, que é o de Posição. A Posição é uma das coisas mais importantes no poker, eventualmente mais ainda do que as próprias cartas, pois permite-nos, de forma sucinta, falar com mais informação do que os que falaram em posições anteriores à nossa, ou fora de posição, pois falam antes dos últimos. Pode parecer estranho mas na realidade não é!
O Sérgio exemplifica por alto com um par de 77 em posições iniciais contra uma mão forte, como AK em posições finais, mas acaba por deixar um pouco no ar a ideia. O que ele disse é correcto e está lá tudo, mas como tenho sentido crítico, quis ver por mim, procurei informar-me sobre as referências que ele lá dá, particularmente o caso da senhora «Annete Obrestad», que ganhou um torneio «Sit'n'go» ESPECTACULAMENTE apenas e só com base no conceito de posição, com um«post-it» a tapar SEMPRE as cartas, e apenas jogando nas posições tardias da mesa, com base no que observava dos outros. Não encontrei um torneio com tantos jogadores, pelo menos que se adaptasse à minha banca, e correndo o risco de não conseguir exemplos adequados, resolvi jogar um de 90 jogadores recorrendo à mesma técnica. Sendo certo que perdi, pois fiquei em 35º, em 90, não considero totalmente perdido o tempo que dei ao experimentar isto. Os vídeos das conclusões seguem a seguir, para quem quiser acreditar e ver, e eventualmente comentar! O exemplo que consegui foi, para mim, muito interessante, pois nem eu sabia o que estava a fazer, ou melhor, COM o que o estava a fazer, pois não via as cartas tapadas com o «post-it», mas que, na realidade, mesmo que duvidem da seriedade da minha atitude, desafio-vos a fazerem o mesmo e até sem «post-its» a tapar para verem a validade do que demonstrei na minha experiência.
Espero que gostem, que deixem comentários, aqui ou no YouTube.

Abraço cá da malta da HoldUs e desculpem a introdução com o palavreado mais «picante»... Foi lamentável ainda não ter posto um «piiiiiiii» nalguns momentos dos vídeos.


Vídeo Um - Conceito de Posição no Poker




Video Dois - Conceito de Posição no Poker




Márcio Guerra

Sem comentários: